O público brasiliense estava saudoso, mas em 2015 a tradição será novamente festejada. Depois de dois anos de espera, o Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal chega à 14ª edição e será realizado em Brazlândia, de quinta-feira a domingo (10 a 13 de dezembro), na Rua do Lago. Nos quatro dias do evento, mais de 20 grupos de foliões do DF e do Entorno subirão ao palco, em autênticas celebrações a uma das mais genuínas manifestações culturais do país. Haverá ainda oficinas de dança e confecção de brinquedos populares para a comunidade, a celebração da missa sertaneja, atrações musicais, entre outras atividades. Tudo com acesso gratuito.
O violeiro e produtor musical Volmi Batista, organizador do Encontro de Folia de Reis do DF, explica que um dos objetivos do evento é suprir uma carência de boa parte da população brasiliense, que tem origens ligadas ao meio rural, mas não encontrava na cidade celebrações típicas da cultura mais interiorana do país. Ele enaltece a retomada do Encontro e defende a valorização desse tipo de manifestação.
“Não se trata de um mero resgate de tradição. É a manutenção, a valorização e a divulgação de uma cultura viva do Brasil. De norte a sul do país, as pessoas celebram a Folia de Reis. Há as peculiaridades regionais. No Nordeste, por exemplo, é conhecida como Reisado, mas é também a típica Folia de Reis. Trata-se de uma manifestação que celebra o passado, com um caráter religioso, mas que progride com as novas gerações de artistas e continua conquistando público”, explica Volmi.
Entre as novidades desta 14ª edição do Encontro de Folia de Reis do DF, o violeiro e produtor musical destaca a participação de dois grupos femininos de folionas mineiras vindos de Patos de Minas e Vazante. “Elas representam até mesmo a quebra de um tabu, pois a maioria dos grupos é meramente masculina, apenas foliões. Será certamente uma atração que vai chamar muita atenção”, afirma Volmi.
A abertura do 14º Encontro de Folia de Reis do DF acontece na quinta-feira (10 de dezembro), às 18h, com o terço rezado e a chegada dos três Reis Magos. A noite festiva prossegue com o encontro de bandeiras, apresentações de grupos de foliões e se encerra com o show da dupla Zé Mulato e Cassiano. Nos demais dias, as atividades começam logo pela manhã, com oficinas de dança e brinquedos populares, apresentações musicais, celebrações religiosas, rodas de prosa, além de barracas de comidas típicas e artesanato.
0 comentários:
Postar um comentário